top of page

Como escolher entre empilhadeiras elétricas e a combustão?



Imprescindível na movimentação e transporte de grandes volumes de cargas, as empilhadeiras são as estrelas do sistema logístico. Esses veículos industriais, utilizados para movimentação e armazenagem de materiais, são indispensáveis em grandes indústrias e empresas de diferentes portes e setores. O equipamento elimina o trabalho manual dos funcionários e dá mais velocidade aos processos.

Mas na hora de escolher, os interessados em adquirir essa tecnologia podem ficar em dúvida: qual o modelo mais indicado para o perfil da operação desenvolvida na companhia? As versões mais conhecidas no mercado são as empilhadeiras a combustão interna, que usam o gás liquefeito de petróleo (GLP) e/ou gasolina, suportando até 8 toneladas; a diesel, que transportam até 18 toneladas; e as máquinas elétricas, que trabalham por meio de motores elétricos e empregam baterias tradicionais recarregáveis.


A escolha correta do modelo de empilhadeira otimiza os processos logísticos dos armazéns, aperfeiçoando a capacidade de armazenamento sem a

necessidade de aumentar a área de estocagem. A escolha do veículo que irá

melhorar o fluxo de entrada e saída das mercadorias dentro do galpão deve ser

feita de acordo com as características da estrutura onde será empregado, como dimensões do armazém, tipo de armazenagem e características do produto a ser transportado.



DIFERENÇA ENTRE AS EMPILHADEIRAS A COMBUSTÃO DAS ELÉTRICAS:


1. EMPILHADEIRAS A COMBUSTÃO


No Brasil, ainda temos uma maior demanda de equipamentos a combustão, porém este cenário tem mudado cada vez mais. A tendência é o uso de empilhadeiras elétricas, visto não promoverem emissões de gases,

apresentarem menor ruído e serem capazes de trabalhar com performance

similar à de equipamentos a combustão.

As principais fontes de energia das empilhadeiras a combustão são o gás

liquefeito de petróleo (GLP), diesel ou gasolina. Devidos aos gases emitidos, a aplicação de equipamentos a combustão em ambientes internos exige cuidados/ajustes específicos, por isso são mais utilizadas em locais como pátios, docas, portos, autopeças, transportadoras e armazéns de grande porte.


Confira a legislação acerca do uso do equipamento a combustão em ambientes fechados nos parágrafos da NR (Norma Regulamentadora) 11:11.1.9 Nos locais fechados ou pouco ventilados, a emissão de gases tóxicos, por máquinas transportadoras, deverá ser controlada para evitar concentrações, no ambiente de trabalho, acima dos limites permissíveis.


11.1.10 Em locais fechados e sem ventilação, é proibida a utilização de máquinas transportadoras, movidas a motores de combustão interna, salvo se providas de dispositivos neutralizadores adequados.


BENEFÍCIOS DAS EMPILHADEIRAS A COMBUSTÃO


As empilhadeiras com motores a combustão são potentes, e as maiores chegam a transportar 18 toneladas, com a capacidade de elevação de 8 metros ou mais. Ainda que os ruídos estejam dentro da norma regulamentadora, é recomendado que o condutor e os trabalhadores mais próximos utilizem EPIs auditivos. Estes modelos agregam eficiência às operações, pois trabalham com cargas de maior peso (em geral, acima de 2 toneladas) e possuem boa velocidade de deslocamento, adicionando eficiência à operação. Estes veículos costumam ter preços mais atrativos, sendo importante considerar seus custos operacionais.


2. EMPILHADEIRAS ELÉTRICAS


Sendo mais comum a utilização de equipamentos até 8 toneladas, as

empilhadeiras elétricas não param de evoluir em termos de funcionalidade

e tecnologia, assemelhando-se aos equipamentos a combustão. Hoje, há

equipamentos que podem operar em ambiente externo tão bem quanto os

modelos a combustão, devido às suas características construtivas, do uso de

dispositivos de proteção e melhor vedação. Os veículos com motor elétrico são capazes de trabalhar em diferentes segmentos e espaços, como armazéns e câmaras frigoríficas, pois possuem uma grande variedade de modelos, podendo até se movimentar em ambientes limitados ou que demandem manobras específicas. Para este equipamento, existe a necessidade de um acompanhamento cuidadoso das baterias para conservar a propriedade de seus materiais internos. Os layouts das unidades que utilizam empilhadeiras elétricas precisam de salas de baterias ou carregadores localizados em pontos estratégicos.


Porém se a empilhadeira utiliza bateria Li-lon — que possui alto desempenho —, o aproveitamento é maior, em até três turnos, bem diferente do que acontece com as baterias convencionais de chumbo-ácido, que são usadas e trocadas. Essa fonte de energia pode ser utilizada em todos os equipamentos para a movimentação de materiais que têm como fonte de alimentação baterias tradicionais, e é vantajosa por não exigir a necessidade de trocar a bateria, mas sim recarregá-la de forma eficaz e rápida. As funcionalidades permanecem as mesmas, porém o processo de uso da empilhadeira deverá ser adequado à tecnologia Li-Ion.

As empilhadeiras e transpaleteiras elétricas da marca STILL estão entre as pioneiras no uso desta tecnologia em equipamentos de carga que trabalham com baterias Li-Ion, com durabilidade superior à outras marcas ofertadas pelo mercado. Fique atento pois a tecnologia de Li-Ion requer estudo para dimensionamento da bateria mais apropriada, não se iluda com o mais barato.


BENEFÍCIOS DAS EMPILHADEIRAS ELÉTRICAS


A maior facilidade no abastecimento, tanto pela troca de bateria, quando

utilizado baterias de chumbo ácido, quanto pela carga de oportunidade, quando nos referimos à tecnologia de Li-Ion, se torna um dos grandes facilitadores do uso de equipamentos elétricos.

Outra vantagem destes equipamentos é que não emitem gases poluentes e são


mais silenciosos, sendo, desta forma, mais escolhidos em aplicações internas.

Representam ainda a tendência da substituição do combustível fóssil por energia elétrica. Além disso, estas empilhadeiras apresentam bons índices de retorno sobre

investimento — mesmo considerando a aquisição de baterias e carregadores —,

pois a manutenção é bem mais simples. Um dos grandes atrativos é a eliminação

de gastos com combustíveis, que reduz os custos gerais.

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page